sábado, 10 de outubro de 2015

Brevidade...


Há tempos esse espaço está, digamos, abandonadinho....o tempo passa ligeiro, compromissos profissionais, pessoais, nos ocupam o tempo; mas a passagem do tempo é um dos problemas mais estudados desde a antiguidade , um problema filosófico debatido por grandes pensadores. Para mim, um dos melhores a abordar sobre o tempo é Agostinho de Hipona. Questiona Agostinho: “Que é, pois, o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem o poderá apreender, mesmo só com o pensamento, para depois nos traduzir por palavras o seu conceito? E que assunto mais familiar e mais batido nas nossas conversas do que o tempo? Quando dele falamos, compreendemos o que dizemos. Compreendemos também o que nos dizem quando dele nos falam. O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei.” Realmente, explicar o tempo não é tarefa fácil, mas, podemos nos questionar, olhar no espelho por exemplo, ele mostra os sulcos deixados pelo tempo, mas quando procuramos observar nosso interior ainda podemos ver como se transgredíssemos o tempo, sentimos a 'menina' na maioria do tempo, embora a madureza nos acompanhe. Vou procurar, a partir de agora, aqui no blog, colocar para cada lembrança, uma receita culinária. Cresci assim, o alimento sempre foi o mote principal nas reuniões familiares. Certa vez, uma pessoa me cobrou dizendo que tudo que falo está ligado à comida, mas num tom jocoso. Num primeiro momento me entristeci, depois, parei para pensar e ele estava certo, sim, eu gosto de falar sobre comida, gosto de me alimentar, mas principalmente, amo cozinhar, adoro as misturas, os cheiros, as combinações que têm como resultado o amor, o prazer que coloquei no fazer. Embora as emoções reflitam também no que fazemos, sinto isso, nem tudo dá certo se estamos preocupados ou tristes no momento da confecção de algum alimento. A vida é assim, os encontros, desencontros, alegrias, tristezas, presente, passado, futuro, ações e reações. A vida é movimento, transformação, mas que apesar dos tropeços saibamos nos levantar e recomeçar novamente. Transformar pedras em pães. Que as bagagens que trouxermos sejam somente aquelas que vão agregar mais calmaria aos nossos passos para que o tempo disponível seja utilizado para fazer deste mundo um lugar melhor, mais aconchegante para nós e para os que convivem conosco. Me lembrei do primeiro doce que fiz na infância, eu contava com oito anos, o nome é bem sugestivo:''Brevidade''. Compartilho com vocês. Mas, e você tem alguma boa lembrança que possa compartilhar conosco? Ficaria feliz em receber. Um abraço carinhoso, e um beijo nas maçãs do seu rosto.
Brevidade -
Ingredientes
200 gramas de maisena
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de fermento em pó
3 ovos
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar

Modo de Fazer:
Bater primeiramente no liquidificador ovos, margarina, o sal e o açúcar
Acrescentar  a maisena e o fermento
Levar ao forno para assar em forminhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário