quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Aprendendo além dos lobos"



“Aprendendo além dos Lobos” é uma fábula de aprendizagem, sintetizando, assim se processa a história: Ela nos fala de ovelhas que enfrentavam um grande problema: O ataque incessante dos lobos, esses ataques já eram vistos como comuns, e as próprias ovelhas já estavam acostumadas com essa situação. Porém, certo dia, uma delas resolveu questionar essa cultura que imperava para todas elas, por que as ovelhas não podiam evitar os ataques dos lobos? Se os lobos eram espertos, e aprendiam rápido, elas deveriam aprender mais rápido do que eles... Esse foi o começo para uma grande mudança na vida das ovelhas, a partir daí começaram a partilhar e buscar novas informações, e também a exporem suas idéias, com isso as ovelhas conseguiram juntas alcançar o seu objetivo inicial, terminar com o ataque dos lobos, pelo menos até os lobos acharem outro meio de atacarem as ovelhas... No caso específico, usei para comparação com a importância do uso da didática em sala de aula. A didática nos auxilia, futuros educadores que somos, a entender, refletir, sobre os vários processos de ensino e aprendizagem. Partindo desse pressuposto, vemos que ao professor não cabe somente ter competência, qualificação, mas o estudo da didática é necessário para tornar o ensino mais eficiente e adaptado às possibilidades do educando. Analisemos a fábula e sua relação com a atuação do professor. Nesta fábula, onde os lobos sempre devoravam as ovelhas, certa vez, uma ovelha chamada Otto, deu o primeiro passo para que as ovelhas tivessem uma visão realista sobre o modo de vida delas, refletissem sobre o problema. Lógico que houve protestos pois a maioria estava habituada a viver desse modo, e algumas ovelhas protestaram contra as mudanças sugeridas por Otto, quanto a se organizarem e planejarem uma maneira de livrarem-se dos lobos, visando o bem do rebanho. Juntas começaram a se organizar, a buscar informações e também a ouvir as idéias de todos, e a compartilhar, como nos mostrou a ovelhinha que solucionou o problema dos espinhos na pata. No momento que começaram a interagir, a aprender em grupo e a executar seus planos, puderam verificar que o objetivo, embora os percalços do caminho (a morte de Otto, snif...); pelo menos momentaneamente, foi alcançado. Isso foi o começo para a grande mudança de vida delas. O professor a fim de que bem conduza a aprendizagem, deve sempre usar a didática que estabelece princípios e normas, de forma geral, que regulamentam o trabalho docente, pois não basta que conheça bem o assunto, é de vital importância saber transmití-lo também. Aprendemos a ser organizados, e para isso, começamos com o planejamento que é a preparação da aula, atividades extra curriculares, para um bom desempenho e para que o objetivo do ensino seja atingido com os alunos. Em seguida, vem a execução que visa a integração entre as técnicas de ensino, a aprendizagem, o direcionamento das atividades, dentro e fora de classe. Em terceiro, seria a verificação onde vemos se a execução alcançou o objetivo desejado e se existe necessidade de retificar o planejamento. Utilizando-se dessas fases, do instrumento da didática, a realização plena pode ser alcançada. As ovelhas tiveram que reformular seus conceitos, e se abrir para um novo aprendizado. Assim deve ser com o professor, o condutor do grupo, as deficiências só serão sanadas se ele se preparar para a aula, levar em conta as capacidades e limitações de cada um, o meio econômico e social, estimulando, integrando, fazendo com que o aluno participe, e assim todos atinjam o interesse comum que é a: educação.

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